Rankings

Ranking das melhores práticas no ensino superior e técnico

Publicaremos o ranking das melhores práticas no ensino superior e técnico, segundo a expectativa do empregador. Historicamente, as melhores práticas no ensino superior e técnico têm sido avaliadas com base em critérios acadêmicos, numa perspectiva interna, voltada para o desempenho pedagógico, infraestrutura e formação acadêmica dos professores.  

Para o IPQEST, esse modelo está ultrapassado. Organismos internacionais, como a OCDE, e setores produtivos no Brasil apontam falhas nesse sistema de avaliação. Nosso ranking buscará parâmetros nos segmentos produtivos da indústria, comércio e serviços para orientar uma avaliação que corresponda às expectativas da sociedade. Nesse cenário, ofereceremos uma avaliação singular e inovadora das melhores práticas nesse nível de ensino, alinhada às expectativas do empregador.

Ranking das melhores IES e Escolas Técnicas fornecedoras de profissionais especializados

O conceito central do IPQEST sobre a formação de especialistas será “Formar para a vida, ciência e empregabilidade”. Consideramos que a força de trabalho especializada e a sua relação com os egressos do ensino superior e técnico têm importância fundamental para o desenvolvimento do país. Identificar a origem e as competências desenvolvidas durante a formação acadêmica desse perfil profissional se tornará uma assessoria estratégica para empregadores e setores da ciência aplicada, com informações exclusivas no ranking das melhores instituições formadoras.

 

Referenciais

Referenciais e indicadores de qualidade, aferidos no ensino superior e técnico, segundo a expectativa do empregador

Os referenciais e indicadores de qualidade aferidos no ensino superior e técnico, segundo a expectativa do empregador, serão elementos centrais nas atividades do IPQEST. Consideramos como fator crucial a relação entre a formação de estudantes e os parâmetros estabelecidos pelo setor produtivo, com foco em competências e habilidades criativas e inovadoras. Esses indicadores serão desenvolvidos com base em pesquisas aplicadas e interação com o mundo do trabalho, garantindo uma perspectiva externa e prática, em contraste com os modelos internos de avaliação.

Avaliação

Desenvolveremos avaliações da qualidade da formação superior e técnica no Brasil, buscando no mundo do trabalho e em segmentos do setor produtivo indicativos de qualidade para a formação de profissionais especializados. Há indícios na mídia nacional e internacional de que o atual sistema de avaliação de qualidade do ensino superior no Brasil apresenta deficiências. Para o IPQEST, o processo avaliativo precisará de cuidados essenciais, garantindo que a formação seja adequada tanto do ponto de vista da cidadania quanto do ponto de vista da transformação que o estudante realiza ao longo de sua trajetória educacional. Nesse cenário, o IPQEST se comprometerá a avaliar a qualidade do ensino superior e técnico para atender às expectativas do mercado de trabalho.

Indicadores de qualidade

Forneceremos indicadores de qualidade aos empregadores para evitar erros no processo de seleção e recomendamos requisitos técnicos e de habilidades pessoais no processo de admissão.
Produziremos Indicadores de benefícios à sociedade aferidos por ações e projetos aplicados localmente, na região, no país e no exterior.
Consideraremos com fundamentos e práticas na composição desses indicadores, dados, estatísticas, curadoria da informação, indicativos de inovação e criatividade, além de indicativos de habilidades e competências formativas que possam subsidiar o desenvolvimento de projetos, de empreendimentos; o desenvolvimento de patentes e o atendimentos à demandas sociais, econômicas e de desenvolvimento do país.