Pesquisaremos e ranquearemos a qualidade, inovação, empregabilidade e benefícios à sociedade, baseados em resultados do ensino superior e técnico, com os seguintes referenciais: a. Ranqueamento internacional da qualidade - análise comparativa do desempenho do ensino superior e técnico em relação ao padrão estrangeiro de referência. b. Inovação na relação entre conceito, concepção e aplicação. c. Empregabilidade: avaliação das competências e habilidades dos egressos no mercado de trabalho. d. Indicadores de benefícios à sociedade aferidos por ações e projetos aplicados localmente, nacionalmente e no exterior.
O IPQEST surgiu de uma visão crítica e das demandas do mundo do trabalho sobre os resultados da formação de pessoas no ensino superior e técnico no Brasil.
Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino técnico e superior oferecida pelas instituições de ensino brasileiras, ajudando a indústria, comércio e serviços a contar com profissionais mais qualificados, gerando desenvolvimento sustentável para o Brasil e sua diferenciação no mercado global.
Ser a principal referência de qualidade, inovação e isenção para avaliação do ensino técnico e superior no Brasil, com reconhecimento internacional. .
Como elo entre segmentos do setor produtivo e o IPQEST para reduzir as lacunas entre a formação no ensino superior e no técnico e resultados e soluções para o desenvolvimento do país.
Agir com lealdade, transparência, isenção e confiança nos negócios e nas relações humanas
Ousadia e criatividade para novas soluções apoiadas em pesquisa, pensamento crítico do mundo do trabalho e tecnologias digitais mediadoras
Desenvolver indicadores de qualidade e aplicação, na avaliação do ensino superior e do técnico, utilizando a pesquisa exploratória e as demandas do mundo do trabalho e do setor produtivo como instrumentos. Coerência entre o propósito do IPQEST, a qualidade e o contrato de resultados.