O ensino superior, na maioria das IES – Instituições de Ensino Superior, não está formando pessoas com as competências e habilidades exigidas pelo setor produtivo para a contratação de agentes de transformação que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável de seus negócios.
Informações mais recentes demonstram essa lacuna deixada por essas instituições, no atendimento às necessidades do setor produtivo.
Noutra perspectiva, considerando censos, relatórios oficiais e reportagens nacionais e estrangeiras, o sistema de ensino e avaliação governamental é deficiente para garantir essa demanda.
Considerando dados publicados em relatórios da OCDE, nos últimos dez anos, dois fatores podem ser os mais impactantes nesse descompasso entre esses dois setores: a desatualização de currículos que conversem com as necessidades do mundo do trabalho e a má formação, especialmente do ensino público, para os ingressantes no ensino superior.
Nesse sentido, Maria Andreia, Diretora do IPEA (2024), acrescenta que as causas podem estar na qualidade do ensino superior no Brasil. “Muitas pessoas têm o diploma, mas não possuem o conhecimento necessário. Ao se candidatar a uma vaga, os empregadores frequentemente identificam que, apesar do diploma, o candidato não possui os requisitos necessários para a vaga.”
O head da empresa Networkme, Luciano Cacace (2024), afirma que existe uma distância entre a formação universitária e as demandas do mercado de trabalho. “As universidades seguem um currículo imposto pelo MEC, que possui elementos valiosos, mas não acompanha as mudanças rápidas do mercado. As empresas valorizam muito mais as habilidades comportamentais e individuais do que a formação formal das instituições”, esclarece.” (Educação&Emprego, 2024, Lavocat, Maria Eduarda)
Os setores da indústria, agroindústria, saúde, comércio, serviços, tecnologia, meio ambiente, segurança, logística e educação são os mais prejudicados nesse cenário, por falta de profissionais qualificados que deveriam ser entregues pelas instituições de ensino superior e técnico.
COMO O IPQEST PODE PREENCHER ESTA LACUNA?
O IPQ-EST possui condições técnicas e um time de excelência em avaliação da qualidade no ensino superior e técnico para assessorar esses setores fornecendo informações estratégicas e seguras sobre quais instituições de ensino estão formando egressos com as competências e habilidades que eles necessitam. Poderá fornecer parâmetros e indicadores para evitar erros no processo de seleção e recomendar requisitos técnicos e de habilidades pessoais no processo de admissão .
Ipqest
Agosto 20, 2024Testando comentários